Plantão Policial MG

Seu site de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais.

Rede Gerais





sexta-feira, 25 de setembro de 2015

0 Polícia Militar leva o “Transitolândia” a crianças do Hospital Infantil João Paulo II

Jogos teatrais, música, dança e comunicação verbal fizeram a diversão dos jovens pacientes estão internados na unidade hospitalar

 

Em comemoração à Semana Nacional do Trânsito, policiais militares do trânsito levaram nesta quinta-feira (24/9), à brinquedoteca do Hospital Infantil João Paulo II, o projeto “Transitolândia”, cujo objetivo é sensibilizar as pessoas sobre as questões de segurança no trânsito e pessoal, e fazer com que elas se tornem multiplicadores destes conhecimentos. “Para cada faixa etária usamos uma linguagem específica”, explica o chefe da seção, sargento Gilberto.

No caso das crianças do João Paulo II e seus pais, foram utilizados recursos como jogos teatrais, música, dança, e comunicação verbal de fácil entendimento. Durante a apresentação, que dura no máximo uma hora, os pequenos aprendem a atravessar as vias, sinalizadas ou não, a se comportar como passageiros de qualquer tipo de veículo, como carros de passeio, ônibus, bicicletas e motocicletas, e até a lidar com estranhos nas ruas. “Também mostramos que grande parte dos sequestros envolve pessoas bem próximas às famílias”, afirma o policial militar.

Envolvimento

Segundo o sargento Gilberto, a criança, no primeiro contato com a atividade, já começa a aprender sobre os conceitos de trânsito, e absorve tudo muito facilmente. “Tudo é feito de uma forma lúdica, didática, divertida e, por isso, ela se envolve naturalmente”, ressalta. Mãe de Mariana, de 5 anos, a dona de casa Elisabeth da Silva espera que a filha perceba agora a importância dos alertas que ela sempre deu: “Falo constantemente para ela olhar para os dois lados da rua antes de atravessar, nunca sair de perto de mim e me dar a mão”, diz.

Maria Clara, de 7 anos, também estava presente no evento e prestou atenção a tudo que os policiais disseram. A garota, que sofreu um acidente há três anos, quando andava de bicicleta e foi atropelada por uma moto, agora levará consigo o aprendizado adquirido na “Transitolândia”, para que ela não passe por mais nenhum susto como aquele.

O projeto

O “Transitolândia” já levou informações sobre segurança no trânsito para 1,6 milhão de pessoas desde sua criação, em 1984. Atualmente, cada policial militar da seção realiza cursos periódicos de educação infantil em trânsito, e, além disso, é incentivado constantemente a buscar treinamentos em áreas artísticas, como música e teatro.

Agencia Minas

Sobre o autor:

Site Dedicado aos profissionais de Segurança Pública
Previous Page Next Page Home

Regras Comentário: Não serão aceitos comentários que contenham palavrões, ofensas pessoais ou expressões que tenham por intuito ridicularizar outros leitores

0 comentários: