Plantão Policial MG

Seu site de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais.

Rede Gerais





sexta-feira, 5 de junho de 2015

0 UBERLÂNDIA - Universitários invadem sistema da UFU e alteram notas

Sete estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) são suspeitos de invadirem e fraudarem o sistema de notas, conseguindo aumentar a pontuação nas disciplinas. A Polícia Federal já está investigando o caso há dois meses, desde que a UFU percebeu invasores no sistema.
Dos sete jovens, um está fazendo o intercâmbio em Londres, um é de Uberaba, e os outros cinco, inclusive o autor, são de Uberlândia. Na casa do responsável, estudante de Ciência da Computação, que foi quem descobriu a brecha no sistema, a polícia apreendeu um notebook, uma CPU, um HD externo e um celular.
Segundo o delegado Carlos D’Ângelo, o jovem afirmou ter encontrado uma brecha para fazer as alterações, e não cobrava nada dos demais para cometer as fraudes.
Os jovens universitários têm entre 20 a 25 anos e são alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Ciência da Computação, Direito e Educação Física e estavam agindo há pelo menos 12 meses. Nesse prazo, quase 50 notas foram alteradas.
Alguns estudantes tiveram mudanças nas pontuações de até 14 disciplinas, sendo que em algumas a nota passou de zero para 80 pontos. O delegado ainda destacou um aluno de Direito que alterou a nota de Ética.
Os sete jovens devem responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático e formação de quadrilha, além do histórico negativo na vida acadêmica.
Quatro dos suspeitos iriam completar a graduação e não poderiam mais continuar no curso caso não concluíssem os disciplinas neste ano.
Os autores foram ouvidos, confessaram o crime e foram liberados.
O delegado ainda informou que a falha no sistema já foi detectada e corrigida pela instituição.
Nota da UFU – Universitários podem ser expulsos
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tomou conhecimento do ataque de hackers ao sistema eletrônico de notas da instituição no início de 2015, no período correspondente ao final do segundo semestre letivo de 2014.
Após fazer todos os levantamentos, a UFU informou à Polícia Federal o nome de sete alunos dos cursos de Direito, Engenharia Elétrica e Ciência da Computação. A Polícia Federal  orientou a UFU a manter sigilo absoluto para não atrapalhar as investigações.
Hoje, às 7h da manhã, a Polícia Federal informou à UFU que a operação foi deflagrada e a fraude constatada. Também nesta manhã, a gestão da UFU se reuniu com os coordenadores dos três cursos para tomar os procedimentos administrativos cabíveis. Nessa reunião, decidiu-se que uma das medidas tomadas será reprovar os respectivos alunos, em todas as disciplinas cujas notas foram alteradas.
Ainda no âmbito administrativo, a Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo (COPSIA) da UFU vai abrir um procedimento para detectar o grau de envolvimento de cada estudante, o que pode gerar de advertência até expulsão.
Por Amanda Barbosa/Portal Uipi – TV Vitoriosa

Sobre o autor:

Site Dedicado aos profissionais de Segurança Pública
Previous Page Next Page Home

Regras Comentário: Não serão aceitos comentários que contenham palavrões, ofensas pessoais ou expressões que tenham por intuito ridicularizar outros leitores

0 comentários: