Plantão Policial MG

Seu site de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais.

Rede Gerais





quinta-feira, 2 de abril de 2015

0 Transitolândia - Espaço Criança Segura

Como funciona a Transitolândia










Tem o objetivo principal de "conscientizar crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade, na CONDIÇÃO ESPECIAL DE PEDESTRE E PASSAGEIRO DE VEICULO". Pois, na condição de condutor de veiculo, os CFCs (centro de formação de condutores) é que possuem competência na forma da lei pra instruir futuros condutores.

A apresentação do teatro militar tem por orientação os cursos pedagógicos realizados em instituições como o DER/MG e DETRAN/MG: Curso de educador de Trânsito; e por cursos livres de teatro e de LIBRAS, estes realizados pelos integrante da seção da Transitolândia voluntariamente.

A equipe tem uma forma muito diferente de se apresentar nos locais de evento e na sede da Transitolândia. Pois, usamos técnicas de teatro amador, dança, musica, jogos, dentre outros. Então, é primordial que haja hora de inicio, meio e fim:
1) inicio: momento da apresentação do interlocutor (militar palestrante teatral) com o público presente. Neste momento será apresentada os conceitos básicos de trânsito e de regras de circulação;
2) meio: momento ápice da apresentação teatral militar: esta parte está repleta de brincadeiras lúdicas, jogos, dança, e interatividade dos militares com o público presente. Neste momento acontece o maior pico de atenção do público, sendo propicio a transmissão clara e direta de informações de segurança no trânsito;
3) fim: momento de encerramento da palestra teatral. Por mais divertida e envolvente que seja uma apresentação, todo, e qualquer "Telespectador/Espectador" tem um limite de concentração para as mensagens a serem processadas no inconsciente. Lembrando que nossa geração, bem como a de nossos filhos e netos, foram condicionadas e programadas:
Concluindo, as atividades lúdicas de teatro e palestra da seção da Transitolândia tem duração máxima de 02 horas.

Na parte pratica da atividade (exploração do espaço físico da Transitolândia, ou da Pista móvel da Transitolândia com bicicletas e velocípedes):
A parte pratica da atividade se dará, somente, mediante à avaliação da equipe da Transitolândia, a qual irá levar em conta:
1) As condições de segurança do local - local policiado, uma vez que as atenções da equipe militar do BPTran estará voltada somente para atividade e para as crianças.
2) As condições físicas de pratica de atividade: local plano, se possível coberto do sol, com ponto de energia seguro de 110 voltz (disponibilizado pelo solicitante), e se há a interferência de outros veículos e pedestres na pista móvel;
3) A quantidade de público instruído x quantidade de público não instruído: a) o publico instruído se trata de pessoas que acabaram de assistir à palestra teatral de segurança no trânsito - condição básica para explorar o espaço de trânsito, assim, evitando riscos de acidentes. b) Público não instruído: é aquele público itinerante de grandes eventos que não assistem à palestra teatral, (muitos destes não assistem, pois chegam atrasados ou as atenções estão voltadas para outras atrações) mas que ao tomarem conhecimento da atividade, querem participar andando de bicicleta, e com isso, colocam em risco a segurança dos demais que estiveram no primeiro momento da atividade (palestra teatral). Então, nem sempre haverá parte pratica de bicicletas e de velocípedes nas Transitolandias Móveis, pois a condição necessária básica é a instrução de segurança no trânsito pela apresentação teatral.

Devemos lembrar sempre que as missões da Transitolândia e da Transitolândia Móvel, não são entretenimento descompromissado, como em eventos infantis de brinquedos de pula-pula, cama elástica, piscina de bolinhas, e etc. As missões da Transitolândia visam principalmente a instrução de forma lúdica teatral, com o objetivo de sensibilizar pessoas a respeitarem as regras de convivência no trânsito (Pedestre e Passageiro).

Como agendar sua visita

1) PALESTRA TEATRAL DENTO DO ESPAÇO DA TRANSITOLÂNDIA/BPTRAN
Todos os anos, na primeira semana do mês de fevereiro abrimos a agenda para acertos de compromissos de palestras teatrais militares. A agenda fica aberta o ano todo, mas com o passar do tempo as vagas de agendamento acabam rapidamente. Desta forma, orientamos aos solicitantes que entrem em contato com a seção pelo telefone:
031)  2123 1276 -  de 09:00 às 11:00 e de 14:00 Às 16:00. 
O agendamento também pode ser feito pessoalmente na Transitolândia na Avenida Amazonas, nº 6227, bairro Gameleira, Belo Horizonte de 08:30 às 17:30.
ou ainda pelo e-mail:
transitolandia-bptran@pmmg.mg.gov.br
2) PALESTRAS TEATRAIS DA TRANSITOLÂNDIA MÓVEL
Agendamento da Transitolândia móvel,  da mesma forma descrita acima para o agendamento da Transitolândia:
A Transitolândia Móvel é um projeto especial de visita da equipe da Transitolândia fora da Unidade abrangendo toda região metropolitana de BH (Igrejas, escolas, comunidades). 
Assim como a visita na TRansitolândia convencional, no local existe a previsão máxima de atendimento de 02 horas.
Em tempo, uma vez que a Transitolândia tem missões teatrais, é importante que em eventos com outras atrações (cama elástica, pula-pula, teatro, brinquedos, banda de musica, canil...) sejam feitos de forma cronológica; de forma que uma atividade não concorra com uma outra. Pois do contrario, o público fica disperso em varias atividades ao mesmo tempo, podendo fazer com que uma atração fique desprestigiada.
Após as apresentações da transitolândia móvel, é recomendado o desmonte do aparato teatral e locação na viatura do material e equipe, para retorno ao Batalhão. 

PMMG

Sobre o autor:

Site Dedicado aos profissionais de Segurança Pública
Previous Page Next Page Home

Regras Comentário: Não serão aceitos comentários que contenham palavrões, ofensas pessoais ou expressões que tenham por intuito ridicularizar outros leitores

0 comentários: