Plantão Policial MG

Seu site de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais.

Rede Gerais





quarta-feira, 11 de março de 2015

0 Retroceder nunca... por Sgt Raul Nogueira

Não há dúvida que o Brasil passa por um momento complicado e complexo na política nacional. Não há dúvida que há uma crise ética não só na política, mas também educacional e cultural do brasileiro. Assim como não há dúvida que o Brasil passa por uma recessão econômica; e que tal fato coloca em risco tudo aquilo que foi construído nos últimos 30 anos.

As nossas autoridades estão em crises! Não se sabe quem governa, se os eleitos ou os financiadores de campanhas. Não se sabe quem protege, se a polícia ou milicianos e traficantes que comandam os morros. O próprio cidadão não compreende o contexto político e social em que está; transferindo a outros, o poder de escolha e decisão. Enfim, o Brasil está em crise!

O momento atual é delicado, perigoso e beira a irracionalidade e ignorância política. Criticar o governo, ser opositor ao modelo econômico, não ser ideologicamente a favor de partido “a” ou “b”, querer manifestar em via pública ou mesmo nas redes sociais esta ou aquela opinião faz parte do jogo político e do Estado Democrático de Direito.

Entretanto, há um ressoar da insensatez e irracionalidade política. Ou melhor, da ignorância e individualidade mesquinha de pseudos-cidadãos; que se dizem agentes políticos ou liberais que defendem a bandeira da ditadura e regime militar. Reconhecer que todos têm o direito do livre pensamento e de opinião é democrático; mas permitir que tais sentimentos e intenções tomem proporções é um retrocesso político.

Não tenho dúvida da necessidade de uma revolução social, educacional e política no Brasil. Não tenho dúvida que é preciso reinventar o Brasil em seus aspectos culturais e econômicos. É preciso fazer justiça social! Tratar os desiguais de forma igual e oportunizar a todos uma cidadania plena; em que os direitos políticos não sejam tolhidos; os direitos sociais não sejam apenas instrumentos de manutenção de poder; e que os direitos civis não sirva apenas para fundamentar uma militância burra e insensata.

É indefensável qualquer processo ou manifestar a favor da ditadura, seja ela civil ou militar. Não há como abrir mão da liberdade. Não há como abrir mão de direitos inalienáveis da vida, da liberdade de expressão e opinião, da livre manifestação e participação política. Posso até não gostar de política. Posso até não gostar de políticos. Mas, não temos como viver em uma sociedade sem política!


 Posso até não gostar de política. Posso até não gostar de políticos. Mas, não temos como viver em uma sociedade sem política!

Enfim, chegou à hora de destruir e rever velhos paradigmas e velhos hábitos que dão origem aos velhos políticos. Se quisermos uma sociedade mais igual, mais justa e mais ética é preciso reagir! Não podemos aceitar que esse discurso cresça e se reverbere no seio da sociedade! Que tenha mais CPIs, mais investigações, mais eleições ou mesmo o impeachment! Mas ditadura não! Brasil mostre sua cara!! Aqui não jacaré!! 




Raul Nogueira - Policial Militar - Graduado em História e Especialista em Políticas Públicas (UFMG). Professor do Ensino Superior EFSd / PMMG e do Ensino Fundamental na Escola Particular Maria Clara Machado/Ribeirão das Neves. E emocionalmente um Poeta."   Email: nogstory@hotmail.com 

 * Os artigos assinados pelos colunistas são de inteira responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do jornal. O Plantão Policial MG, democraticamente, abre esse espaço para que os colunistas tenham total liberdade para exporem suas opiniões nos textos sem nenhum tipo de censura. Os textos são pessoais e cada colunista escolhe o assunto que achar interessante, sendo responsável por eles. 

Sobre o autor:

Site Dedicado aos profissionais de Segurança Pública
Previous Page Next Page Home

Regras Comentário: Não serão aceitos comentários que contenham palavrões, ofensas pessoais ou expressões que tenham por intuito ridicularizar outros leitores

0 comentários: