Plantão Policial MG

Seu site de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais.

Rede Gerais





quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

0 Ipatinga – Bombeiros do 6º Batalhão salvam recém-nascida vítima de engasgamento

Por meio do contato telefônico realizado pela mãe, uma recém-nascida, com 44 dias de vida, foi salva pelos militares do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, na noite da segunda-feira de carnaval (16/02), em Ipatinga, a 200 Km de Belo Horizonte.

O Soldado Hélio da Silva Pereira atendeu um telefonema, por volta das 20h40, no qual a mãe, Gabriela Pereira de Oliveira, relatou que a filha havia engasgado com leite materno, estava com dificuldades para respirar e não conseguia chorar. O Soldado Hélio Pereira acalmou a mãe e começou a orientá-la sobre os procedimentos que deveriam ser executados até a chegada da viatura no local. “Pedi para ela sugar a boca e o nariz do bebê, checar a boca para ver se havia saído algum líquido, realizar cinco tapinhas nas costas entre as escápulas e cinco massagens de ressuscitação. Também continuamos monitorando o estado da vítima antes de recomeçar um novo ciclo.” Com a orientação passada pelo Soldado, a recém-nascida voltou a chorar e a respirar.

O atendimento inicial através do número 193 e uma triagem feita com qualidade e atenção são de extrema importância para o sucesso de uma ocorrência, de acordo com o soldado Hélio Pereira: “Conseguimos por telefone, além de acalmar quem está do outro lado da linha, passar informações para que a própria família possa agir no local e, dessa forma, aumentamos a sobrevida da vítima", alerta. De acordo com o militar, a orientação é indispensável em vários casos como, infartos, vítimas de engasgamento, convulsões etc. " 

Sinto-me extremamente útil e é incrível poder salvar uma vida. Foi emocionante ouvir o choro da criança que estava sem respirar e podemos, através de informações corretas, baseadas nas Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros, salvar vidas também por telefone", conta emocionado.

Enquanto a mãe recebia as orientações pelo telefone, uma Unidade de Resgate foi à casa da vítima, no bairro Bethânia. O Cabo Renato Barbosa Leal, o Soldado Cristiano Stefani Elias Santiago e o Soldado Bruce Gomes de Lima chegaram rapidamente ao local e constataram que a recém-nascida já apresentava melhora nos sinais vitais. O bebê foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento.

Ass. Com. CBMMG

Sobre o autor:

Site Dedicado aos profissionais de Segurança Pública
Previous Page Next Page Home

Regras Comentário: Não serão aceitos comentários que contenham palavrões, ofensas pessoais ou expressões que tenham por intuito ridicularizar outros leitores

0 comentários: