Plantão Policial MG

Seu site de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais.

Rede Gerais





terça-feira, 24 de junho de 2014

0 Violência simbólica


Agora virou moda contra PM - Nem se pergunta - já se afirma "Tem que atirar a primeira pedra primeiro." A violência que experimentamos, que sofremos antes da nossa atuação, não é atenuante. E nunca será atenuante. Nunca será vista. Temos que ter sangue frio. Temos que ser ofendido por impropérios e, ainda, ler os direitos do preso antes algemá-lo. Se é que ele vai atender a essa ordem. 

O que chamamos de "violência simbólica", aquela que fere mais do que um tapa na cara. Na prática, essa é banalizada, é algo banal, ou seja, é comum e temos que partilhar dela. Sem exitar. 

Essa violência cometem contra nós todos os dias. Não tenho dúvida alguma que diante deste fato (rixa em Montes Claros/MG, hoje), filmado, também houve. Esta violência está entre nós entrelaçada de um modo perigoso com a violência física. 

Só que a primeira ninguém filma e, sequer, tem peso em relação àquela que foi filmada e farão prova dela. 

Precisamos mudar isto! O policial é profissional, mas é ser humano. Não palhaço de ninguém, que diante de público, depois de provocações direcionadas a uma autoridade, passam a espetacularizar o seu sofrimento. 

Assim, as violências simbólicas ou físicas são iguais. Falar é também fazer. Daí não há como não ter uma psicofadiga. Não há como não ter emoções. Valha-nos Deus!! E que esses de caráter duvidosos aprendam que se não querem revide não provoquem o "ethos" do guerreiro.



Alberto Luiz, Tenente Coronel da Polícia Militar de Minas Gerais, Assessor de comunicação da PMMG.

 * Os artigos assinados pelos colunistas são de inteira responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do jornal. O Plantão Policial MG, democraticamente, abre esse espaço para que os colunistas tenham total liberdade para exporem suas opiniões nos textos sem nenhum tipo de censura. Os textos são pessoais e cada colunista escolhe o assunto que achar interessante, sendo responsável por eles.  

Sobre o autor:

Site Dedicado aos profissionais de Segurança Pública
Previous Page Next Page Home

Regras Comentário: Não serão aceitos comentários que contenham palavrões, ofensas pessoais ou expressões que tenham por intuito ridicularizar outros leitores

0 comentários: