Plantão Policial MG

Seu site de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais.

Rede Gerais





sexta-feira, 6 de junho de 2014

0 Detran e PRF prometem fiscalização rigorosa a motoristas estrangeiros

Em caso de crime de trânsito a fiança pode chegar a até R$ 72 mil e o turista pode ter que responder o processo no Brasil; apenas turistas japoneses e nigerianos não poderão dirigir no país

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF-MG) prometem fiscalização rigorosa aos estrangeiros que virão para ao Brasil durante a Copa do Mundo e pretendem dirigir seus próprios carros ou automóveis de aluguel. Os órgãos se preparam para identificar a validade das habilitações estrangeiras e já repassaram aos consulados quais são as regras de trânsito válidas no Brasil que devem ser respeitadas por todos os motoristas que estarão sujeitos a multa, apreensão de veículo e até prisão, se for o caso.
Dos 31 países estrangeiros que estão no Mundial, apenas Japão e Nigéria não contam com convênios internacionais com o Brasil que permitem a validade das habilitações em suas nações de origem em todo o território nacional. Por isso, os turistas desses países não poderão dirigir em solo brasileiro. Já os habilitados dos demais países poderão dirigir, mas com algumas ressalvas.
“Nos Estados Unidos é permitido dirigir aos 16 anos, porém, no Brasil só têm validade os habilitados acima de 18 anos. Outra questão é que em vários países da Europa há uma tolerância maior com relação a quantidade de álcool  ingerido para dirigir. Aqui a tolerância é zero”, explicou o coordenador de operações do (Detran-MG),  delegado Ramon Sandoli. 

O delegado ainda ressaltou que as ações de fiscalização serão intensificadas e que serão emitidas multas aos estrangeiros e que, em casos em que a legislação brasileira prevê a prisão, eles serão encaminhados à delegacia e só serão soltos mediante fiança que pode chegar até a R$ 72 mil. “Se houver caso de morte em acidente provocado por um turista embriagado  o direito a fiança pode ser negado e ele poderá ter que responder ao processo preso no Brasil”, informou Sandoli. 
Os turistas dos países vizinhos ao Brasil poderão vir com os seus próprios veículos, mas os de origem do Paraguai, Uruguai e Argentina devem, obrigatoriamente, fazer um seguro internacional chamado de Carta Verde, que garante o ressarcimento dos danos causados  em acidentes provocados por esses carros.
Mudanças
O plantão do Dentram-MG, também será alterado durante os dias de jogos em Belo Horizonte e do Brasil. Ele deixará de ocorrer na avenida João Pinheiro e irá para delegacia de Furtos e Roubos, na avenida Uberaba, 175, no Barro Preto. O objetivo é retirar o atendimento da área central que pode ter problemas de acesso em função de possíveis protestos.
Nas rodovias, a PRF-MG irá reforçar o efetivo. O diretor de Fiscalização durante a Copa, inspetor Fábio Mehanna, destaca que alertas foram gerados aos consulados com informe sobre as condições das estradas brasileiras. “Alguns turistas estão acostumados com vias mais largas e planas e vão enfrentar pistas sem duplicação e sinuosas. Por isso devem pesquisar bem sobre o trajeto que vai seguir. 
plantão policial mg- portal o tempo

Sobre o autor:

Site Dedicado aos profissionais de Segurança Pública
Previous Page Next Page Home

Regras Comentário: Não serão aceitos comentários que contenham palavrões, ofensas pessoais ou expressões que tenham por intuito ridicularizar outros leitores

0 comentários: