Plantão Policial MG

Seu site de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais.

Rede Gerais





quarta-feira, 7 de maio de 2014

0 CULPA DA IMPUNIDADE?



Se as paredes do quarto que se chama ética falassem o Brasil ficaria com vergonha. Mas como as paredes não falam e no Brasil não existe vergonha, falarei o que penso.

Este texto também poderia ser intitulado “privadada” ou “linchamento da ética”. Estas são as últimas notícias da vergonhosa violência que assola o Brasil.

Os envolvidos no caso da “privadada” no Recife não só lançaram privadas sobre os torcedores, mas também o cérebro; que acredito também deveria estar cheio de merda. Já no caso do linchamento de uma inocente em São Paulo sob a alegação que seria uma sequestradora de criancinhas demonstra o caminho que estamos escolhendo.

Uns dizem que a culpa é do governo, outros da impunidade que ronda o cotidiano brasileiro. Não ouvi ninguém chamando a responsabilidade para a falta de educação do cidadão. Não no sentido restrito da palavra, mas da falta de políticas públicas de educação de qualidade. Educação esta capaz de mudar princípios, capacidade intelectual e racionalidade do ser humano. 

O brasileiro não têm sentido de cidadania ou mesmo de direitos humanos. Não sabem quais são seus direitos individuais. Não faz uso de seus direitos políticos e não tem sabido usar seus direitos sociais. Sem esses princípios não há fundamentos para uma democracia plena aqui ou em qualquer lugar do mundo.

Dizer que é só culpa da impunidade é pensar raso e transferir responsabilidade. É preciso que a sociedade civil e o Estado se organizem e reinvente a Educação no Brasil. Que a escola, os professores e a família tenham condições de ofertar e construir saberes capazes de se fazer pensar e mudar atitudes, e não só habilitar e dar competências de mercado.

Se “pelos frutos se conhece a árvore” o que dizer do Brasil que tem produzido ao longo de sua história frutos podres e estragados? Falar que os políticos, policiais, funcionários públicos, elite são corruptos e não possui ética é dizer que todos nós somos; pois eles apenas são filhos da terra e do “jeitinho” chamado Brasil.

Portanto, que esses fatos somem-se a outros e permita que este país chamado Brasil de fato saia do ostracismo, reconstrua sua história e dê um novo sentido e identidade ao cidadão brasileiro. Basta! Queremos educação de qualidade para que possamos escolher novos rumos e ter comportamentos mais justos e éticos!


Raul Nogueira - Policial Militar - Graduado em História e Especialista em Políticas Públicas (UFMG). Professor do Ensino Superior EFSd / PMMG e do Ensino Fundamental na Escola Particular Maria Clara Machado/Ribeirão das Neves. E emocionalmente um Poeta."   Email: nogstory@hotmail.com 

 * Os artigos assinados pelos colunistas são de inteira responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do jornal. O Plantão Policial MG, democraticamente, abre esse espaço para que os colunistas tenham total liberdade para exporem suas opiniões nos textos sem nenhum tipo de censura. Os textos são pessoais e cada colunista escolhe o assunto que achar interessante, sendo responsável por eles. 


Sobre o autor:

Site Dedicado aos profissionais de Segurança Pública
Previous Page Next Page Home

Regras Comentário: Não serão aceitos comentários que contenham palavrões, ofensas pessoais ou expressões que tenham por intuito ridicularizar outros leitores

0 comentários: