Plantão Policial MG

Seu site de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais.

Rede Gerais





terça-feira, 25 de março de 2014

0 MG - Prêmio 'Bom Exemplo' da TV Globo Minas elege coronel Cláudia Romualdo como personalidade

A coronel Cláudia Romualdo, primeira mulher a assumir o comando de policiamento de Belo Horizonte, foi escolhida como personalidade do ano de 2013, pelo Prêmio Bom Exemplo. Há 28 anos na corporação, a comandante do policiamento da capital começou poucos dias antes de completar a maioridade. “Em 1986, quando veio o edital para essa turma, o edital permitia o ingresso para aquelas que completassem 18 anos até fevereiro daquele ano. E eu completei 18 no dia 28 de fevereiro”, conta ela.

Foto - Veja BH
 Ela lidera 5.3 mil policiais que fazem a segurança dos 2,5 milhões de habitantes da capital mineira. Mas o que a incomoda é ter que lidar com as brechas na legislação brasileira. “O que me preocupa profundamente é ver os nossos policiais efetuando a prisão da mesma pessoa repetidas vezes”, explica ela, acrescentando que isso ocorre por não haver medida efetiva para interferir neste ciclo.

Um painel com fotos dos ex-comandantes do policiamento da capital, todos homens, faz parte da sala ampla onde trabalha. Ela será a primeira mulher a aparecer na galeria. Fato, ela diz, que nunca a levou a vivência de uma experiência ruim.

A dedicação, no entanto, exigiu sacrifícios. Aos 46 anos, o casamento foi com a profissão. A coronel afirma trabalhar por prazer e, por isso, nunca ter faltado motivação. Mesmo dentro do gabinete, ela permanece com arma na cintura e colete à prova de balas. Equipamentos usados apenas como precaução, conforme a policial explica.

A escolha como personagem do ano de 2013 é fruto da luta diária da coronel contra o crime. Sobre o prêmio, ela acredita que as pessoas devem fazer o certo como uma forma permanente de conduta e incentiva as boas práticas. “Qualquer de nós pode ser um bom exemplo. basta que queira”, diz.
O Prêmio Bom Exemplo é uma iniciativa da TV Globo Minas, em parceria com a Fundação Dom Cabral, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o jornal O Tempo.

Plantão com Portal G1

Sobre o autor:

Site Dedicado aos profissionais de Segurança Pública
Previous Page Next Page Home

Regras Comentário: Não serão aceitos comentários que contenham palavrões, ofensas pessoais ou expressões que tenham por intuito ridicularizar outros leitores

0 comentários: