Plantão Policial MG

Seu site de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais.

Rede Gerais





sábado, 29 de março de 2014

0 MG - Crimes violentos registrados em fevereiro crescem 30,1%

Matéria do jornal Estado de Minas repercute dados divulgados ontem pelo governo do estado, que apontam aumento dos casos violentos também em Minas Gerais em fevereiro, confira:


Os crimes violentos cresceram 30,1% em Minas Gerais, no comparativo de fevereiro deste ano, que registrou 8.421, com igual período em 2013, com 6.470 casos. Porém, em relação a janeiro de 2014 houve queda de 4,4%, com o primeiro mês do ano registrando 8.812 ocorrências. Os dados, divulgados ontem pelo governo do estado, apontam que houve aumento dos casos violentos também em Belo Horizonte, puxado pelos crimes contra o patrimônio, já que há queda dos assassinatos. Os dois primeiros meses deste ano apresentaram redução de 12,8% nos homicídios na capital na comparação com o mesmo período do ano anterior: o primeiro bimestre do ano anterior fechou com 132 casos, contra 115 em 2014.

São considerados crimes violentos homicídios, roubos e estupros, sejam tentados ou consumados, além de extorsão e sequestro. No mês passado foram registradas 7.384 ocorrências de roubo no estado, 36,8% a mais que as 5.397 de fevereiro do ano passado. Em relação a janeiro, que teve 7.624 casos, houve queda de 3,1%.

Em Belo Horizonte, os assassinatos tiveram redução de 22% em fevereiro deste ano, com 56 registros, contra 72 em igual período de 2013. Considerado todo o estado, porém, houve crescimento de 3,5% dos homicídios, com 376 ocorrências em fevereiro último, contra 363 no ano passado. No comparativo entre os dois primeiros meses deste ano, o aumento é de 2,5% no estado, sendo que janeiro registrou 367 homicídios.

Com relação ao conjunto dos crimes violentos, o quadro em Belo Horizonte é parecido com o do estado, com crescimento de 28% no comparativo de fevereiro último, com 2.792 ocorrências, contra 2.180 de igual período do ano passado. Os casos de roubos na capital mineira somaram no último mês 2.622 registros, contra 1.985 de fevereiro de 2013, que representa aumento de 32%. Porém, houve redução de 4,6% dos roubos em BH em relação a janeiro, que somou 2.750 casos.

O secretário de estado de Defesa Social (Seds), Rômulo Ferraz, explicou que mesmo com a redução do número de homicídios na capital, 95% das ocorrências que englobam crimes violentos são relativas ao crime contra o patrimônio. “É um fenômeno que tem atingido todo o país. No Sudeste, ainda mais, principalmente aqui, no Rio e em São Paulo, tem ocorrido crescimento nos roubos. E estamos atentos, buscando a integração das ações policiais dos estados que fazem divisa com Minas.”

Atualmente, os policiais mineiros têm trabalhado em conjunto com colegas de Rio, São Paulo, Bahia, Goiás e Espírito Santo. Dentro das ações integradas com os estados vizinhos, a Operação Impacto já prendeu cerca de 920 pessoas e apreendeu 158 veículos, 134 armas de fogo e 328 munições, entre outros, desde abril de 2013. Para Rômulo Ferraz, os próximos meses podem apresentar tendência de queda relevante dos roubos no estado.

Para atingir a queda dos homicídios, a ampliação do programa Fica Vivo no estado é uma das estratégias, com resultados positivos não só na capital, mas também no interior. No próximo mês 38 áreas vão contar com o programa, com três novas localidades: Justinópolis, em Ribeirão das Neves, e Jardim Teresópolis, em Betim, ambas cidades na Grande BH, além do Bairro Canaã, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Plantão com Portal Uai

Sobre o autor:

Site Dedicado aos profissionais de Segurança Pública
Previous Page Next Page Home

Regras Comentário: Não serão aceitos comentários que contenham palavrões, ofensas pessoais ou expressões que tenham por intuito ridicularizar outros leitores

0 comentários: