Plantão Policial MG

Seu site de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais.

Rede Gerais





quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

0 Penitenciária Nelson Hungria - Presos não falarão mais ao celular

Após uma novela que já durava pelo menos cinco anos, o bloqueador de sinal de celular será finalmente ligado no Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, na Grande BH, em 12 de março. O sistema começou a ser instalado na última semana. O investimento é de R$ 1,6 milhão.
 
A data foi confirmada na última terça-feira (11) pelo governador Antonio Anastasia, durante o anúncio da construção de 11 presídios e ampliação de outros quatro no Estado, dentro do Plano Mineiro de Humanização do Sistema Penitenciário. A demora na implantação do equipamento na Nelson Hungria, segundo ele, decorreu de entraves jurídicos. A empresa perdedora da licitação entrou com liminar na Justiça requerendo direitos.
 
Os testes do bloqueador foram realizados entre 2009 e 2010. Na época, conforme o Hoje em Dia mostrou na edição de 2 de dezembro de 2012, o sistema foi aprovado, mas não vingou. 
 
A partir do próximo mês, no entanto, detentos que ainda se valiam de telefones celulares para se comunicar com cúmplices fora da cadeia não conseguirão fazer ligações e mandar mensagens pelos aparelhos. A tecnologia possui equipamentos direcionais que impede a comunicação móvel dentro do presídio. O sistema, porém, garante sinal para vizinhos da unidade.
 
Mais vagas
 
A previsão é a de que os editais de licitação para a construção de duas das 11 unidades prisionais e reforma de quatro presídios sejam publicados hoje no “Minas Gerais”, órgão oficial do Estado, com a expectativa de criar mais 5.485 vagas. As obras devem ser iniciadas em 90 dias e concluídas em dez meses. O investimento total é de R$ 171,6 milhões em recursos do Estado e da União. 
 
Até o final de 2015, o Estado espera ter mais 15 mil vagas em presídios. O déficit hoje é de cerca de 16 mil. “Não vai zerar, porque até lá aumentará a demanda. Mas o número certamente será bastante.
 
Plantão com Portal Hoje em Dia

Sobre o autor:

Site Dedicado aos profissionais de Segurança Pública
Previous Page Next Page Home

Regras Comentário: Não serão aceitos comentários que contenham palavrões, ofensas pessoais ou expressões que tenham por intuito ridicularizar outros leitores

0 comentários: