Plantão Policial MG

Seu site de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais.

Rede Gerais





terça-feira, 21 de janeiro de 2014

0 LAVRAS- Furtos e roubos a residências em queda na cidade



Lavras parece preservar o clima pacato típico do interior de Minas Gerais, com baixos índices de criminalidade. Na área abrangida pelo 8º Batalhão da Polícia Militar – 25 cidades do Sul de Minas –, a cidade se destaca pelo número reduzido de roubos e homicídios, em relação a Alfenas, Varginha e Três Corações, por exemplo, de porte semelhante.

Conforme o comandante-geral do 8º BPM, tenente-coronel Antônio Claret dos Santos, Lavras registrou, em 2013, uma queda de 82% no número de furtos ou roubos a apartamentos – de 21 em 2012 para quatro no ano passado – e de 42% em casas, pois passou de 262, em 2012, para 153, em 2013, graças à Rede de Vizinhos Protegidos, que deverá ser estendida a mais bairros da área urbana e para a Zona Rural do município, ainda neste ano.

“Ingaí, por exemplo, é mais tranquilo que Lavras, porque lá não teve nenhum crime. Mas no comparativo com cidades do Sul de Minas do mesmo porte, Lavras tem as melhores estatísticas. Desde 2008, o histórico é bom porque adotamos um planejamento estratificado aliado à estudos e tecnologia”, justifica.

Os crimes violentos, como estupro, roubo com agressão, sequestro, entre outros, caíram em 8,46% no comparativos de 2012 com 2013. Para o comandante Claret, os problemas ainda são os roubos a estabelecimentos comerciais, que cresceram 9% e os furtos de veículos, que passaram de 41 para 66 entre 2012 e 2013. “Estamos implantando um projeto novo, o Segurança 60, para orientar o idoso a se prevenir de crimes em dia de pagamento, e vamos iniciar a Rede Instituições Financeiras Protegidas, com bancos e lotéricas na rede”.

PM também tem projeto para conter o barulho

Se depender da Polícia Militar, em Lavras o “clima de interior” vai se manter não só em termos de sonoridade, mas também no trânsito próximo aos bares da cidade, ambiente favorito dos cerca de 10 mil estudantes locais.

O plano da PM é preservar o “silêncio”, principalmente em áreas de residências próximas à UFLA. “A prefeitura está comprando os decibelímetros e nossa ideia é primeiro notificar as repúblicas para só depois intervir”, diz Antonio Claret, comandante-geral da PM em Lavras.

A PM também criou o Projeto Noite Segura, em que os PMs percorrem os bairros boêmios e as áreas de shows para fazer o teste do bafôme-tro antes do início das atividades culturais. “A ideia é agir preventivamente, antes mesmo de o motorista sair de casa, para ele ter a oportunidade de pegar carona e não dirigir se estiver alcoolizado”, diz Claret.

Plantão com Portal Hoje em dia

Sobre o autor:

Site Dedicado aos profissionais de Segurança Pública
Previous Page Next Page Home

Regras Comentário: Não serão aceitos comentários que contenham palavrões, ofensas pessoais ou expressões que tenham por intuito ridicularizar outros leitores

0 comentários: