Plantão Policial MG

Seu site de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais.

Rede Gerais





quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

0 LAVRAS - A cidade de Lavras terá primeira Rede de Repúblicas Protegidas do Brasil

Conhecida como uma cidade estudantil, por causa da presença de alunos da universidade federal, Lavras, no Sul de Minas Gerais, lançou um novo tipo de policiamento voltado para esses jovens. O 8º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo município, criou a Rede de Repúblicas Protegidas – o primeiro modelo do país, conforme informou a corporação. A ideia é bem parecida com a Rede de Vizinhos Protegidos, que conta com a participação dos moradores na vigilância e se espalhou por todo estado.

A cidade tem 150 repúblicas e 13 delas participaram de uma reunião com a polícia na última terça-feira para selar os acordos de cooperação. A PM apresentou a estatística de crimes contra repúblicas, detalhando os nove roubos ocorridos em 2012. Mesmo considerando o índice baixo, o batalhão considera que as repúblicas - principalmente no período de férias - viram um alvo vulnerável que merece atenção especial.

De acordo com o comandante do batalhão, tenente-coronel Antônio Claret Santos, no planejamento de policiamento de 2014 estão incluídos esquemas de segurança especiais para grupos vulneráveis com um foco preventivo. O batalhão está recolocando nas ruas a Patrulha da Violência Doméstica – para atender mulheres vítimas de crimes, a Patrulha Escolar – para campanhas educativas em instituições de ensino, a Patrulha Rural – para segurança fora da área urbana, e o Segurança 60 – com policiamento voltado para áreas comerciais onde idosos serão orientados sobre golpes e roubos. 


Como vai funcionar Rede de Repúblicas Protegidas

As repúblicas que aderirem à rede terão uma placa de identificação na fachada. No período de férias, a Patrulha Universitária, que já atua no policiamento da UFLA, percorrerá esses endereços. Os universitários farão contato direto com a PM por uma conta de Facebook privativa e por um grupo no WhatsApp, recebendo informações em tempo real sobre a segurança de suas repúblicas. Durante as férias, eles serão avisados do “status” dos imóveis que ficam vazios e viram alvos de bandidos. 

Sobre o autor:

Site Dedicado aos profissionais de Segurança Pública
Previous Page Next Page Home

Regras Comentário: Não serão aceitos comentários que contenham palavrões, ofensas pessoais ou expressões que tenham por intuito ridicularizar outros leitores

0 comentários: